Trabalho da Prefeitura com as Ocas do Conhecimento Ambiental será apresentado em Portugal

O trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através das Ocas do Conhecimento Ambiental, recebeu reconhecimento internacional e estará presente na Conferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa, que acontecerá na cidade de Aveiro, em Portugal, entre os dias 8 e 10 de maio, no XX Encontro de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (Realp).

Durante a conferência será exposto o trabalho realizado pela Semed, em parceria com a Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa) e o Manauara Shopping, que possibilitou a criação do Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), onde desde meados de 2017, mais de 600 alunos da rede municipal de ensino tiveram acesso a exposições de trabalhos sobre questões sustentáveis, importância da preservação do meio ambiente e visitas guiadas.

As atividades realizadas no Espaço Ecam possibilitaram a sensibilização do consumo consciente com alunos de 10 a 14 anos, com a abordagem, por exemplo, do processo de coleta de materiais para compostagem e reutilização de resíduos secos, medidas de contenção de gastos e desperdícios, entre outros.

O prefeito Arthur Virgílio Neto comemorou mais um reconhecimento das ações desta gestão. “Uma ação como esta, onde temos parceiros no processo, mostra o quanto a cidade pode ganhar quando há o compromisso de todos. Sabemos que o projeto fará toda a diferença na vida desses alunos e cidadãos. Queremos fazer a diferença na vida de mais pessoas”, ressaltou o prefeito.

Coordenadora das Ocas, Gina Gama complementou. “Estamos honradas e felizes por representarmos Manaus na conferência, com um trabalho desenvolvido com os alunos da nossa rede, sensibilizando-os para o cuidado consciente com os recursos naturais. Vamos mostrar ao mundo que nós, amazônidas, sabemos cuidar da nossa floresta”, declarou, sobre a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido em Manaus fora do país.

Além de Gina, participaram da produção do projeto as professoras Luciana Oliveira, Ireide Cunha e Érica Amorim.

Outros Projetos

Além do espaço Ecam, as Ocas do Conhecimento Ambiental trabalham em quatro espaços com a realização de oficinas de construção de materiais recicláveis, lutheria e mosaico de reaproveitamento de materiais, durante o contraturno escolar.

Além dos estudantes, pais e responsáveis também são envolvidos nas atividades, como na Oca do Puraquequara, na zona Leste, em que eles participam da oficina de remoção de espinha de peixe, ministrada em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).



Categorias:Amazônia

Tags:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: