Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Paulo Guedes mantém decreto que prejudica o AM, mas garante visitar boi-bumbá em Parintins

O governador Wilson Lima esteve em diversas reuniões com ministros de Bolsonaro.


Por Asafe Augusto


Manaus – As reuniões do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), que estão sendo realizadas nesta terça-feira (15), em Brasília, não resultaram em boas notícias concretas para o Estado. Uma das poucas sinalizações positivas que Lima recebeu do ministro da economia, Paulo Guedes, foi o convite para o Festival dos Bois de Parintins.

As articulações políticas do governador sobre a segurança jurídica da Zona Franca de Manaus (ZFM), não fizeram com que fosse revogado o decreto 9.682, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em 4 de janeiro.

A medida condiciona a concessão de incentivos de Imposto de Renda (IR) concedidos pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) ao crescimento da arrecadação federal com limites estabelecidos pela Receita e Ministério da Economia.

Porém, nem tudo foi sem sucesso e o governador afirmou que a reunião com Paulo Guedes também foi positiva, sobretudo por ter obtido do ministro o compromisso de manter os empregos hoje existentes no Polo Industrial de Manaus (PIM) e de apoiar o desenvolvimento de novas atividades econômicas.

Lima também se reuniu com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, com a diretoria do Banco do Brasil e com Carlos Alexandre Costa, titular o titular da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), órgão ao qual a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) passou a ser vinculada com a criação do Ministério da Economia.

“Foram encontros muito positivos, começando com a Sepec, onde está a Zona Franca, e onde tivemos o comprometimento de agilizar PPBs (Processos Produtivos Básicos), que deviam durar 120 dias e hoje demoram até dois anos. Fomos ao Banco do Brasil, que se mostrou solícito em ajudar o Amazonas em alguns segmentos econômicos, principalmente sul do estado, e reunimos com o ministro Onyx, que é muito sensível à desburocratização e em agilizar a pavimentação da BR-319”, afirmou Wilson Lima.

Convite para o Boi

Ao final do encontro, o governador convidou o ministro para participar da primeira reunião do ano do Conselho de Administração da Suframa (CAS) e do Festival de Parintins, para o qual Paulo Guedes já confirmou presença, segundo o governador.

Wilson Lima adiantou que a próxima viagem a Brasília deverá ser em fevereiro, durante encontro de governadores e que, até lá, manterá diálogo com a bancada de deputados e senadores estaduais para fortalecer a voz do Amazonas junto ao Governo Federal.



Categorias:Política

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: