Wilson não deverá ter grande oposição na Assembleia Legislativa nos primeiros meses

Apesar da ‘renovação’ a Casa Legislativa caminhará junto com Executivo; cenário se repete na CMM.


Por Asafe Augusto, para o Redação AM

Manaus – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), não deverá ter muitas barreiras e problemas no relacionamento com o deputados da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), que foram empossados na sexta-feira (01).

Pelo menos 23 dos 24 deputados entre os novos e reeleitos demonstrou ou falou em fazer algum tipo de oposição ao governador. O único que falou em oposição foi o deputado Wilker Barreto (PHS).

Porém, ainda nesta semana deve se formar o “bloco dos independentes”.

O cientista político Elso do Carmo explica que quanto mais a democracia evoluir a sociedade vai notar que a ideia de situação e oposição vai se relativizar. Ele explica que são três poderes que a princípios deveriam ser independentes, mas buscando harmonia.

“Constitucionalmente a função do Legislativo é fiscalizar o Executivo e Judiciário, e propor leis. Entre ser oposição ou situação a fiscalização deve ser constante e a proposição de leis de acordo com a vontade popular”, disse.

O especialista afirmou que em relação ao Estado, com Wilson Lima, é difícil declarar oposição frontal a quem  ninguém foi eleito ‘representando o novo’.

“É difícil declarar oposição frontal a quem representa o novo e foi eleito com um milhão de votos. Vamos ver até que ponto os parlamentares vão votar com ele. No município o prefeito Arthur tem maioria, mas não sei se sempre vota com os interesses dele. Às vezes tem algum que vota diferente”, explicou.

Solenidade de posse para a 19º legislatura, no Plenário Ruy Araújo, na ALE/AM – foto: Asafe Augusto

O que disseram os deputados?

A deputada estadual mais votada do pleito, Drª. Mayara, afirmou que vai seguir a orientação do Partido Progressista (PP) que será definida nos próximos dias.

“Isso (posicionamento) cabe ao presidente do partido falar. Eu, particularmente, vou apoiar o que o presidente do partido determinar”, disse.

Apesar da fala da deputada, o PP se desenha como base aliada ao governo. O provável líder do partido na Casa, deputado, Belarmino Lins, já afirmou que não faz oposição a nenhum governador que estiver no poder.

O deputado Adjuto Afonso que na última campanha apoiou a candidatura de Amazonino à reeleição ao governo, disse que o momento não é de escolher ser de oposição ou situação mas pensar no bem comum. De acordo com o deputado, mesmo tendo apoiado o opositor de Wilson, o que vale agora é a proposição e não a oposição.

“O eleitor não vota em situação ou oposição. Todos sabem que disputamos o mandato ao lado de um governador, mas o povo escolheu outro. Quando se desce do palanque é preciso pensar no povo. Se o governo manda para a Assembleia matérias benéficas, nós temos que apoiar. Eu não sou de oposição, sou de proposição”, declarou.

Um dos mais antigos da Casa, o deputado Serafim Correa (PSB) que na última legislatura participou da oposição ferrenha contra Amazonino, disse que vai dar apoio a Wilson Lima.

“Nós apoiaremos novo governo. Ele veio com a força das ruas com uma proposta boa de renovação e tem tudo pra dar certo. Falta diálogo entre os poderes. Se ficarmos brigando por mais quatro anos não vamos sair do lugar”, afirmou.

Em poucas palavras o deputado delegado Péricles (PSL) também garantiu que não será oposição.

“O meu partido não se manifestou. Não farei oposição por oposição. Tudo que for benéfico para a população terá o meu apoio”, pontuou.

A deputada Joana D’Arc (PR) se descreveu como independente mas logo depois afirmo que vai esperar os primeiros 100 dias do mandato para ver como será o andamento do relacionamento com o Executivo.

“Eu vim de uma oposição ferrenha na Câmara contra o prefeito Arthur Neto. E crítico muito quando tem coisas erradas, mas sou uma boa parceira quando percebo que há a busca pela melhoria. Nesse primeiro momento vou contribuir. Após os 100 primeiros dias vamos tirar os pontos positivos e negativos”, comentou.

Em seu discurso de posso como presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Josué Neto (PSD) afirmou que o governador ganhou a Casa como ‘uma grande aliada’.

Vereador Eloi Abreu (PHS) na Tribuna discursando – Foto: Robervaldo Rocha/ CMM

‘Novos’ vereadores reforçam bancada do prefeito

Na Câmara Municipal de Manaus (CMM) a história não é diferente. O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), não deverá ter grandes problemas com a aprovação das matérias do Executivo, visto que ele tem ao seu lado a maioria entre os 41 vereadores.

Nenhum entre os sete novos vereadores suplentes que assumiram o mandato na sexta-feira declararam que vão fazer oposição ao prefeito.

Eloi Abreu (PHS), Amauri Colares (PRB), Alonso Oliveira (PTC), Dante Elias (PSDB), Ceará do Santa Etelvina (DEM), Ronaldo Tabosa (sem partido) e Mirtes Sales (PR) devem se unir aos demais e seguir as orientações de Arthur.

De camisa listrada, ao centro da imagem, o vereador Chico Preto (PMN), é um dos poucos que fazem oposição – foto: Asafe Augusto

A vereadora Mirtes Sales, porém, disse que ainda está se situando, mas garantiu que será uma parlamentar ‘vigilante’. Ela assumiu a vaga deixada por Joana D’Arc que fazia oposição ao prefeito juntamente com Chico Preto (PMN) e Marcelo Serafim (PSB) que continuam na bancada oposicionista na Câmara.

“Eu vou analisar as contas da prefeitura, o sistema de transporte coletivo e seus reajustes. Eu vou estar vigilante para que a população não seja lesada e tenha os direitos garantidos em todos os momentos. Não se trata de ser oposição ou situação”, ponderou.

Anúncios


Categorias:Política

Tags:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: