AM: pela primeira vez em 36 anos, TCE reprova contas de um governador

Amazonino Mendes teve as contas de 2018 julgadas irregulares. A decisão cabe recurso.


Por Asafe Augusto


Manaus – Pela primeira vez em 36 anos, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) reprovou as contas de um governador do Amazonas. Hoje (18) os conselheiros julgaram irregulares as contas do ex-governador Amazonino Mendes (PDT) referente a gestão de 2018.

A decisão não é definitiva já que o Tribunal de Contas emite um parecer técnico para enviar à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), onde os deputados vão fazer o julgamento político do último ano de gestão de Amazonino Mendes.

O relator das contas do ex-governador, conselheiro Josué Filho, que votou pela aprovação das contas disse que a decisão foi inesperada e destacou que há um entendimento de que as contas de governadores são aprovadas.

“O entendimento há 36 anos é que não se reprova contas de governadores. Essa é a primeira vez. Eu tenho a obrigação e o dever de acatar a decisão dos conselheiros”afirmou, Josué Filho, ao ressaltar que entende que Amazonino deveria ter as contas aprovadas por ter obedecidos todos os percentuais determinados para gastos em educação, saúde e segurança.

Já o conselheiro Ari Moutinho, que votou pela reprovação, afirmou que o ex-governador praticou pedalada fiscal. “Isso (pedalada fiscal) consta na manifestação do procurador João Barroso. Ele deixa bem claro que tem as despesas a pagar e as despesas canceladas não tem outro nome, a não ser pedaladas. Isso é inaceitável e não podemos tolerar. É uma das maiores falhas e vícios do gestor passado”, disse.

Votaram pela reprovação das contas de Amazonino os conselheiros Júlio Pinheiro, Érico Desterro e Ari Moutinho. Votaram pela aprovação os conselheiros Josué Filho e Mário Melo. O Ministério Público de Contas (MPC) também se posicionou pela aprovação das contas de Amazonino.

 

Publicidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.