Artesãos aproveitam grande fluxo de turistas para alavancar vendas em Parintins

A exposição na praça da Catedral conta com 70 artesãos organizados pela Setrab.


Da redação


Parintins – O Governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou, nesta quarta-feira (26), na praça da Catedral, a 16ª Mostra de Artesanato, em Parintins. A exposição de peças artesanais realizada pela Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) vai acontecer até o dia 30 de junho, das 10h às 21h. No evento, além das exposições de produtos amazônicos, foram realizados os serviços de emissão e entrega de carteiras de artesãos.

O artesão parintinense Railson Santos, de 28 anos, está participando da Mostra pela primeira vez e afirma que essa é uma grande oportunidade para mostrar o seu trabalho e aumentar as vendas. “A arte me abraçou e hoje estou aqui muito feliz para expor meu trabalho. Vejo que essa é uma ótima oportunidade que o Governo está nos dando e isso é muito importante para quem trabalha nessa área. Isso é valorização”, afirmou.

Sendo um jovem empreendedor, Railson, conta, ainda, que incentiva outros jovens a explorarem a habilidade e a buscarem sua renda também.

“Eu gosto muito de incentivar, inclusive, não tenho ajudantes, mas como tive essa necessidade de produzir um pouco mais para esse evento, eu chamei alguns parentes e vizinhos pra me ajudarem. Todo jovem pode aprender e ter uma oportunidade de renda”, disse.

Questionada sobre o que pode melhorar após a Mostra de Artesanato, a artesã indígena Elizete Fontes, de 55 anos, destacou o reconhecimento pelo seu trabalho e maior geração de renda. “A partir desse evento a gente vai ficar reconhecido pelo nosso produto e isso pra nós é muito importante, é muito bom. E o nosso plano é continuar trabalhando e produzindo mais”, disse.

Em parceria com a Fundação Estadual do Índio (FEI), a exposição conta com, aproximadamente, 70 artesãos comercializando diversos acessórios indígenas como cocares, brincos, colares, camisas, cestarias, cerâmicas, entre outros produtos regionais.

Na abertura, o governador destacou a importância do evento. “Esse é o espaço onde o artista da região, sobretudo, o indígena tem oportunidade de mostrar sua cultura. Quando a gente fala de Festival Folclórico de Parintins não falamos apenas de diversão, mas, sobretudo da geração de emprego e renda e do fortalecimento da nossa cultura“, afirmou o governador. “O povo de Parintins já é talentoso por natureza, consegue expressar isso de forma muito clara. Por isso quem vem a Parintins quer vir todos os anos, completou Wilson Lima.

Com informações da assessoria.
Fotos: Gustavo Leite



Categorias:Amazônia

Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: