Trabalhadores da saúde que fizeram greve para receber salários não serão contratados pelo Estado

Apenas funcionários que não abandonaram seus postos de trabalho serão contratados, segundo o secretário da Susam.


Por Asafe Augusto


Manaus – Os técnicos de enfermagem das unidades de saúde do Estado que fizeram greve para receber salários que estavam atrasados em 2019 não serão contratados pelo Estado como funcionários temporários. A informação é do Secretário de Estado da Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, e foi destacada pelo Programa 18horas da Rádio Mix, nesta quarta-feira (8).

O Governo do Amazonas iniciou a contratação direta de três mil técnicos de enfermagem que trabalhavam pelas empresas terceirizadas nos hospitais do Estado e agora serão ligados à Susam como funcionários temporários. Segundo Tobias, apenas os trabalhadores que estavam nas escalas de 2019 e que não abandonaram seus postos de trabalho, comparecendo a todos os plantões, vão ser contratados.

“Esses técnicos que serão absorvidos pelo Estado precisam estar na escala de plantões de 2019, sobretudo, aqueles que não abandonaram seus postos de trabalho”, disse o secretário.

Durante o ano passado, em várias oportunidades, os técnicos de enfermagem saíram dos postos de trabalho para reivindicar o pagamento de meses de salários atrasados. Alguns desses funcionários, inclusive, diziam que não tinham condições de ir trabalhar por falta de dinheiro. Eles afirmavam que faltava dinheiro para as necessidades básicas e para o transporte.

Ainda de acordo com os técnicos, as empresas afirmavam que a Susam não repassava os recursos referentes ao pagamento de pessoal, no entanto, a Secretaria e o próprio governador, Wilson Lima, garantiu que o dinheiro estava sendo repassado para as empresas e elas que não honravam os compromissos.

No anúncio do início das contratações, o governador afirmou que essa medida iria acabar justamente com esse desentendimento sobre o pagamento de pessoal da saúde.



Categorias:Cidades

Tags:, , , , , , ,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: