Josué inicia processo para afastar Wilson e Carlos Almeida

Líderes da base aliada questionam; deputados vão decidir sobre impeachment após discussões em sessões virtuais.


Por Asafe Augusto


ManausO presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), Josué Neto, deu início ao Processo de afastamento do governador Wilson Lima e vice-governador Carlos Almeida, ao aceitar o pedido de impeachment ingressado pelos médicos Mário Viana e Patricia Sicchar, porcrimes de mau uso de dinheiro público e atos de improbidade administrativa.

O anúncio foi feito na tarde de hoje (30), por Josué, mas o governador e o vice só deixam o cargo se a maioria dos 24 deputados votarem a favor do impeachment.

Seguindo o rito da Assembleia Legislativa, depois de aceito pelo presidente, o impeachment volta à discussão plenária na próxima terça-feira. A partir de então os deputados vão poder discutir o parecer da procuradoria da Casa e até pedir vistas para analisar o documento.

Depois do período de análise e discussão do impeachment os próprios deputados vão julgar se afastam ou não o governador e o vice-governador.

Base reclama

A aceitação do pedido de impeachment não agradou as principais lideranças do governo na Assembleia Legislativa.

Os deputados da base aliada ao governador questionaram Josué, pois no impeachment que foi apresentado no ano passado, ele decidiu assinar o arquivamento de forma conjunta, com os demais parlamentares da mesa Diretora.

Dessa vez, ele deixou os demais deputados da mesa de fora da decisão e isso trouxe questionamentos da deputada Alessandra Campelo.

A líder do governo Joana Darc também se mostrou incomodada com a aceitação do pedido de impeachment, e o deputado Belarmino Lins pediu mais esclarecimentos sobre o parecer da Procuradoria.

Já o Presidente da CCJ, deputado Péricles disse que a decisão cabe ao presidente, e e o deputado Wilker Barreto afirmou que Josué havia errado na primeira vez, ao incluir a mesa Diretora para tomar uma decisão que era dele.



Categorias:Política

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: