Definição do presidente e relator do impeachment de Wilson pode não acontecer nesta sexta-feira

A Comissão do impeachment foi aprovada sem a quantidade mínima de deputados na votação.


Por Asafe Augusto


A votação dessa quinta-feira (9) que definiu os membros da Comissão do impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e do vice-governador Carlos Almeida (PTB), pode ser cancelada por um erro cometido durante a sessão. A informação é do Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB).

Por conta desse erro que aconteceu na contagem de deputados durante a reunião, Josué Neto afirmou que “a votação foi prejudicada e deverá voltar ao Plenário na terça-feira em reunião ordinária”.

Com isso, a escolha de presidente e relator da Comissão Processante pode não acontecer nesta sexta-feira (10), às 9h, como estava previsto.

Sem quórum

Enquanto presidia a Mesa Diretora, a deputada Alessandra Campelo (MDB) anunciou que 13 deputados estavam presentes em plenário, levando em consideração a forma presencial e virtual. No entanto, no momento da votação um dos deputados se ausentou deixando apenas 12 parlamentares na votação.

Segundo o regimento interno da Aleam são necessários 13 deputados para compor o quórum mínimo para deliberar esse tipo de matéria (para ter maioria simples).

Os deputados de oposição também tentaram esvaziar o plenário para não ter a quantidade mínima de parlamentares necessários para aprovar a composição da Comissão Especial.

Votaram aprovando os nomes da Comissão os deputados Álvaro Campelo (PP), Cabo Maciel (PL), Therezinha Ruiz (PSDB), Abdala Fraxe (Podemos), Adjuto Afonso (PDT), Alessandra Campelo (MDB), Belarmino Lins (PP), Carlinhos Bessa (PV), Dr. Gomes (PSC), Joana D’arc (PL), Roberto Cidade (PV) e Saulo Viana (PTB).

Na contagem final Alessandra Campelo disse que o deputado Augusto Ferraz (DEM) estava presente, mas ele não participou da votação nominal ficando apenas 12 deputados em plenário.

Assista ao momento da votação:



Categorias:Política

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: