Maior comunidade indígena de Manaus elege novo cacique

Miquéias Kokama assume a vaga deixada por Messias Kokama, morto por complicações causadas pelo coronavírus.


Por Asafe Augusto


Indígenas do Parque das Tribos elegeram, neste sábado (15), Miquéias Kokama como cacique da comunidade, que é considerada a maior da Capital do Amazonas, localizada no bairro Tarumã. Ele é filho do ex-cacique da comunidade, Messias Kokama, morto no dia 13 de maio de colapso respiratório e por outras complicações causadas pelo coronavírus, depois de uma semana internado no Hospital Delphina Aziz.

Miquéias é o sucessor natural do pai que estava a frente do Parque das Tribos desde a fundação, em 2014. No entanto, após questionamentos, uma eleição foi criada e três chapas estavam concorrendo, mas as outras duas chapas retiraram a candidatura.

“Quero agradecer a Deus, meu pai e minha família que me deram força e me ajudaram na iniciativa de continuar na liderança do Parque das Tribos (…) aqui tem brancos e índios. Meu pai nunca fez discriminação de pessoas e eu estou aqui para vestir a camisa e junto com a comunidade caminhar, finalizar construções e trazer novos projetos para a comunidade”, disse Miquéias.

Em uma votação que começou às 8h e finalizou às 17h, Kokama recebeu 411 votos. Participaram do pleito apenas maiores de 18 anos que são moradores da comunidade.

A estimativa é que o Parque das Tribos tenha 700 famílias de 35 etnias diferentes, com 2.500 descendentes de índios da Amazônia.

Depois de proclamado o resultado, apoiadores do cacique eleito fizeram uma carreata em comemoração pela vitória de Miquéias e sua vice-cacique Lutana kokama.

Este slideshow necessita de JavaScript.



Categorias:Amazônia

Tags:, ,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: