Em período eleitoral, produtividade dos deputados federais cai 67%

A diminuição do ritmo de trabalho durante a campanha agravou uma queda de produtividade que já ocorria durante todo o ano.


Um levantamento do Congresso em Foco aponta que o ritmo de trabalho dos deputados caiu nos últimos dois meses. O número de proposições apresentadas em setembro e outubro deste ano é 67% menor que durante o mesmo período do ano passado. Em outras palavras, no período eleitoral de 2020, a Câmara produziu apenas um terço do trabalho legislativo feito em setembro e outubro do ano passado. 

A diminuição do ritmo de trabalho durante a campanha agravou uma queda de produtividade que já ocorria durante todo o ano, marcado por pandemia e sessões remotas. Entre fevereiro e agosto de 2020, a apresentação de projetos, indicações e requerimentos teve queda de 14% na comparação com 2019. No começo de setembro – data que coincide com a realização das convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos – a produtividade entrou em queda vertiginosa e chegou aos 67%. 

Segundo o economista e cientista político André Rehbein Sathler, analista político do Congresso em Foco, em todo período eleitoral municipal é comum que haja uma diminuição do ritmo dos trabalhos na Câmara.

“Mesmo o parlamentar não sendo candidato, ele termina articulando muito a sua carreira política por meio do apoio das prefeituras em suas bases”, explica.

Para Sathler, as eleições municipais acabam tendo um efeito muito forte na campanha e na eleição dos deputados daqui a dois anos.

“A destinação que o parlamentar faz das suas emendas exige uma relação próxima entre o deputado e o município”, observa. Por isso, em situações normais, independentemente da pandemia, tem-se uma diminuição no ritmo da Câmara.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.