Senadores fazem pressão para um nome do Norte ser indicado no lugar de alguém “terrivelmente evangélico”.
Por Asafe Augusto*
Circula entre aliados do presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM), que ele deve sugerir ao presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), o nome do ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para ocupar a vaga do ministro Marco Aurélio de Mello, no Supremo Tribunal Federal (STF), que ficará disponível em julho de 2021.
A indicação de Campbell que é amazonense, nascido em Manaus, atenderia a um desejo dos senadores por um nome do Norte para a Corte, no lugar de um ministro “terrivelmente evangélico”, que era o desejo do presidente.
Mauro Campbell tem 57 anos e foi procurador-geral de Justiça do Amazonas por três vezes, nos governos de Amazonino Mendes (PODE) e Eduardo Braga (MDB). Em 2008 chegou ao STJ como primeiro representante da região Norte no tribunal, nomeado pelo ex-presidente Lula (PT).
O magistrado foi cotado para todas as vagas abertas do STF desde 2015. A nomeação de Campbell seria um aceno de Bolsonaro à região Norte, assim como a nomeação do piauiense Kássio Marques foi vista como um aceno ao Nordeste, neste ano.
*Com informações da Folha de S. Paulo.