Promessa feita ainda no mandato anterior não foi cumprida.
Da redação
A Prefeitura de Manaus informou que o prefeito Arthur Neto (PSDB) entregou 24 creches em todas as zonas da cidade, no entanto ele havia prometido, ainda em 2013, a construção de mais de 100 unidades. Mesmo não cumprindo uma das promessas que fez, vale ressaltar, que o prefeito recebeu o cargo com apenas uma creche do município e outras três que funcionavam por meio de convênio.
Segundo a prefeitura, nesses últimos anos, Arthur construiu 19 unidades, e só não avançou mais, como ele costuma destacar, “porque a conta é perversa”, ficando o município com a responsabilidade de bancar 90% do custeio anual.
“Queríamos ter feito muito mais, mas o encargo de construção (45% do total) e de manutenção (90%) é cruel para o município. Mas conseguimos um feito histórico. Em toda a história ocidental de Manaus, apenas uma creche havia sido construída e nós fizemos 19. É uma goleada”, disse Arthur, reforçando que cada creche representa a libertação da mulher, que encontra oportunidade para estudar e trabalhar, e proteção e educação inicial para as crianças, que ganham um ambiente seguro e uma metodologia pedagógica que abre as portas do aprendizado para elas.
A gestão de Arthur, falhou em muitos pontos, o principal deles a mobilidade urbana, inclusive entregando ônibus que não servem para trafegar na fatídica e atrapalhada faixa azul, e nem para embarque e desembarque nas paradas caríssimas construídas à rodo nos últimos meses de mandato. Com tudo isso, pode se dizer que a educação básica alcançou pontos positivos.
Com ele, Manaus saltou do 23º lugar para figurar entre as 10 melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).