FVS aponta que indicadores da Covid-19 continuam em queda no AM

A estatística mostra que, nos últimos 14 dias, o Amazonas apresentou queda de 25% na média móvel de casos por dia de diagnóstico.


A média móvel de casos e de óbitos por Covid-19 continua em queda no Amazonas. De acordo com monitoramento realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), também há redução na taxa de transmissão do novo coronavírus, bem como na taxa de ocupação de leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A estatística mostra que, nos últimos 14 dias, o Amazonas apresentou queda de 25% na média móvel de casos por dia de diagnóstico. A redução só na capital foi de 30%, enquanto o interior tem, em média, 20% a menos.

A média móvel de óbitos por dia de ocorrência também continua decrescendo. O Amazonas teve redução de 54% na média de mortes em decorrência da Covid-19, quando comparado nos últimos 14 dias. A queda foi de 56% em Manaus e de 53% no interior.

Ocupação de leitos

Até segunda-feira (15/03), a taxa de ocupação de leitos estava em 81,9% em UTI; e de 50,7% em leitos clínicos.

No final de janeiro as taxas de ocupação de leitos clínicos e de UTI estavam acima de 90%, e mais de 550 pacientes recebiam assistência na rede estadual, enquanto aguardavam liberação de leitos.

No total, há 426 UTIs exclusivas para a doença na rede pública estadual, número que aumentou 227% desde outubro de 2020, quando a SES-AM iniciou o Plano de Contingência para o Recrudescimento da Covid-19. Em leitos clínicos, no total de 1.039 leitos clínicos, houve uma evolução de 233% no mesmo período.

Transmissão

A taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus, que chegou a 1,30 em janeiro deste ano, está atualmente em 0,90, o que significa que cada 100 infectados podem transmitir o vírus para outras 90 pessoas.
Cenário epidemiológico

A FVS-AM reforça que a redução do número de casos de Covid-19 ocorre devido às medidas integradas e complementares tomadas, que envolvem: isolamento social, restrição de circulação de pessoas no estado, uso de medidas não farmacológicas (como uso da máscara de proteção respiratória e lavagem das mãos), bem como a vacinação dos grupos prioritários da população do estado contra Covid-19.

Apesar da redução, a FVS-AM alerta que os cuidados preventivos contra a pandemia de Covid-19 devem ser mantidos, para que seja reduzida a evolução da pandemia no Amazonas.

Os dados são monitorados pela FVS-AM e a redução da doença depende do compromisso da população em relação à adesão aos protocolos sanitários, definidos pelo Governo do Estado. É importante destacar que qualquer mudança no cenário epidemiológico pode implicar no retorno das medidas de restrição já adotadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.