Luis Fabian é remanejado para gabinete pessoal de Wilson Lima; confira as outras mudanças no Governo

Veja as alterações feitas pelo governador no secretariado do Estado.


As Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), de Educação e Desporto, de Administração e Gestão (Sead) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) passam a ter novos titulares a partir desta terça-feira (03/08). As mudanças foram anunciadas pelo governador Wilson Lima hoje durante reunião com secretariado na sede do Governo, na zona oeste de Manaus.

Luis Fabian assumirá o cargo de secretário de Governo após remanejamento e mudança de nomenclatura de cargos. Dessa forma, o cargo de secretário-geral da Unidade Gestora da Cidade Universitária passará a denominar-se secretário de Governo e será remanejado para o Gabinete Pessoal do Governador.

Wilson Lima anunciou que Luis Fabian assume o novo cargo e coordenará projetos estratégicos da administração estadual. “Sou de uma família de educadores, sou professor e me orgulho muito de ter podido estar à frente da educação, mas esse chamado, essa convocação, essa missão nova que o senhor me dá me enche muito mais de orgulho e saiba que vou me dedicar de corpo e alma a ela”, afirmou Fabian.

De acordo com Wilson Lima, as mudanças seguem critérios técnicos e devem manter a trajetória de avanço na implantação das políticas públicas do Governo do Estado. Assume o comando da SSP-AM, o general de divisão do Exército Brasileiro, Carlos Alberto Mansur, substituindo o coronel Louismar Bonates, que deixa o cargo por motivos de saúde.

O general Mansur, que agora assume a SSP-AM, reforçou a importância da gestão de Bonates para o estado e se comprometeu em garantir a excelência dos resultados.

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto passa a ter o comando de Maria Josepha Penella Pêgas Chaves, conhecida como Kuka Chaves, que até então coordenava a Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam), substituindo Fabian.

Administração

Após a saída, a pedido, de Inês Carolina Simonetti Cabral, assume a Sead, de forma interina, Fabrício Rogério Cyrino Barbosa, então secretário executivo de Gestão de Bens Patrimoniais e Gastos Públicos da pasta.

“Nós conseguimos reduzir em R$ 45 milhões os custos com combustíveis, aumentar em 896% a oferta de cursos da escola do servidor público, mesmo na pandemia. Conseguimos fazer o inventário, algo que o Estado não realizava há muito tempo e arrecadando mais de R$ 2 milhões. Conseguimos muitas melhorias com auditorias na folha de pagamento. Tornamos nosso estado digital e isso fica marcado na sua gestão como um grande feito”, disse Inês em breve balanço da sua gestão.

Fabrício considera a nova função um desafio e agradeceu ao governador a oportunidade. “Como a secretária disse, a Sead é uma área meio porque não está diretamente ligada ao público. Então o nosso trabalho costuma ser muito solitário, mas de extrema importância, que a gente dá o suporte e faz a máquina andar, para que todos vocês possam trabalhar e entregar cada vez mais serviços ao cidadão”.
PGE-AM

Assume o comando da PGE-AM, no lugar de Jorge Pinho, o procurador Giordano Bruno Costa da Cruz. Jorge Pinho, que já chefiou a PGE-AM por três vezes, disse que aceitou o desafio perto de se aposentar e ressaltou que se orgulha em ter contribuído no processo de contratação direta dos 3 mil técnicos de enfermagem que atuam nas unidades da rede de saúde.

“Nós passamos, em 2019, uma questão que incomodava muito, que era a situação dos técnicos de enfermagem. O governador, que sabe dizer sim aos bons projetos, aceitou fazer a migração dos técnicos de enfermagem para dentro da folha de pagamentos do Estado. Foi o que eu considero água na fervura em relação às demandas dos técnicos de enfermagem. Foi um grande avanço, o governador acertou em cheio”, disse Jorge Pinho.

Ao ser anunciado para o cargo, o procurador Giordano Cruz declarou que todos os problemas das secretarias são resolvidos com a boa política e se colocou à disposição do secretariado para o trabalho em conjunto.

“Nós estamos aqui com um desafio enorme. O governador e o secretário querem chegar a um destino e a gente na PGE está à disposição para mostrar os caminhos possíveis e o ônus e o bônus de cada escolha. Contem comigo de manhã, de tarde e de noite”, disse Giordano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.