Plínio envia mais de R$ 24,5 milhões para saúde de 48 municípios do AM

Os recursos são de emendas indicadas pelo senador.


Pelo menos 48 municípios do Amazonas receberam nesta semana o repasse de R$ 24.585.539,00 milhões em recursos garantidos pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) para o fortalecimento do serviço público de saúde nos municípios. O pagamento já foi feito pelo Ministério da Saúde e já está nas contas das prefeituras. Os recursos são frutos de emendas indicadas pelo parlamentar amazonense, que priorizou municípios de todas as regiões do estado, desde Boca do Acre, na região dos Purus, fronteira do Acre; Santa Isabel do Rio Negro, no Norte do estado, até municípios próximos a Manaus, como São Sebastião do Uatumã e Iranduba.

Juntos, os 48 municípios que receberam emendas para a saúde destinadas por Plínio Valério abrangem uma população de 1,5 milhão de habitantes, segundo estimativas de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os recursos são para o chamado custeio do Piso de Atenção Básica (PAB), destinado para custear ações do SUS na saúde da família, saúde bucal e saúde indígena, por exemplo.

O senador Plínio Valério, que sempre priorizou a destinação de recursos para a saúde nos municípios amazonenses, destacou que irá continuar trabalhando para viabilizar novas emendas para fortalecer a saúde, que carece de investimentos no Amazonas. “Trabalhamos para fazer essa ponte com Brasília e os municípios. É lá onde estão as pessoas, os mais necessitados e onde temos que concentrar nossas ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas e o acesso à saúde pública. Como representante dos amazonenses, tenho que levar as prioridades para Brasília, ouvir a população e os gestores locais e trabalhar nesse sentido, minha missão é ajudar e representar todos os municípios, independente de partidos. Represento os amazonenses”, destacou Plínio Valério.

Deixe uma resposta