Oposição protocola novo pedido de impeachment contra Wilson Lima

O deputado estadual Wilker Barreto ingressou nesta quinta-feira, 21/10, com um novo pedido de impeachment contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) e o vice, Carlos Almeida Filho (PSDB), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). De acordo com o parlamentar, a peça foi fundamentada no relatório do presidente da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão, que votou a favor da denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra os gestores do Estado, no dia 20 de setembro, no caso da compra superfaturada de 28 respiradores inadequados durante a pandemia da Covid-19 no Estado.

O pedido de Wilker pede o afastamento imediato de Wilson Lima e Carlos Almeida pela prática de formação de organização criminosa baseada no voto do ministro do STJ, além da perda da função política e condenação dos gestores por prevaricação.

“Nós estamos ingressando com um pedido de impeachment do governador e do vice, transcrevendo o voto do ministro Falcão, feito com riqueza de materialidades. Lembrando que esta Casa faz o voto político, ninguém aqui usa toga, ninguém trabalha no Judiciário, nós julgamos com base em fatos, materialidades. Esta Casa não pode desconsiderar o que foi o voto acompanhado por 12 ministros do STJ”, explicou o parlamentar.

Para o deputado Dermilson, a Casa Legislativa tem mais uma oportunidade para mostrar que está firmada com os interesses da sociedade amazonense e não com os interesses do governo.

“Ninguém é denunciado sem ter materialidade. Esta denúncia foi acolhida por 12 ministros do STJ, agora cabe a esta Casa ter compromisso com a sociedade, com o povo do nosso Estado”, afirmou Chagas.

Com informações da assessoria

Deixe uma resposta