Prefeito abre vacinação em escolas e anuncia aulas presenciais para dia 14/2

Pais ou responsáveis pelos alunos da rede municipal de ensino aprovaram a campanha “Retorno às aulas Seguro”, que a Prefeitura de Manaus lançou nesta segunda-feira, 31/1. Com quatro pontos de vacinação, a parceria entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa) tem o objetivo de assegurar a imunização dos estudantes contra a Covid-19. A abertura da ação ocorreu no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, no Lago Azul, zona Norte, um dos pontos de vacinação. O prefeito de Manaus, David Almeida, fez a abertura do evento e garantiu o retorno das aulas presenciais para o dia 14/2.

A vacinação nas escolas seguirá em caráter temporário, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiências permanentes (PcDs); e de 6 a 11 anos, sem doenças preexistentes.

“Com a volta presencial, é necessário que todos os alunos de 5 a 11 anos estejam vacinados e para isso temos aproximadamente 14 dias para que os pais ou responsáveis vacinem seus filhos, porque será necessário apresentar o cartão de vacina, como em vários lugares públicos é exigido. Eu agradeço aos pais pelo compromisso com a saúde, com a ciência e a medicina e de imunizar os filhos”, pontuou o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, a intenção é vacinar as mais de 150 mil crianças de 5 a 11 anos matriculadas na rede municipal de ensino e os menores que moram no entorno das escolas. “Essa ação com as duas secretarias, leva os serviços da prefeitura para os bairros e comunidade escolar, já que a intenção é vacinar todas as crianças matriculadas na rede municipal e as do bairro. É muito importante quando essas políticas públicas vão ao encontro da população e nós estamos aqui para fazer isso, que é imunizar as crianças para um retorno seguro das nossas atividades presenciais”, informou Pauderney.

A secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe falou sobre a parceria com a Semed. “Essa ação em parceria com a Semed é uma estratégia que visa ampliar os pontos de vacinação para as crianças que devem cumprir um protocolo diferenciado dos adultos, por isso precisamos ficar atentos logo após a vacinação. Com isso teremos mais crianças vacinadas e um retorno seguro”, comentou

As crianças foram recebidas por vários personagens infantis e participaram de um circuito de atividades. As avós marcaram presença no primeiro dia da campanha. Regina Azevedo, avó da pequena Tabita Teixeira de Oliveira, 7 anos, do 2º ano, não perdeu tempo e levou logo a neta no primeiro dia da campanha.

“Com a vacina, tenho a expectativa que ela se mantenha plena. Sabemos que qualquer pessoa pode adoecer, mas a vacina é uma possibilidade de se manter mais resistente ao vírus”, comentou Regina.

Isabel Andrade foi outra avó que esteve presente nesse dia tão especial. “Estava esperando muito por esse dia e estou muito feliz por esse momento. Eu já fui imunizada com as três doses, e a minha preocupação era com o meu neto e agora com ele vacinado fico mais tranquila e acredito que o retorno das aulas será muito mais seguro”, salientou.

 

Já o neto Pietro Oliveira Andrade, 8, 3º ano, disse que a vacina foi mais fácil do que imaginava. “Eu estava com um pouquinho de medo, mas foi só uma picadinha e quando acabou nem percebi, ardeu só um pouquinho e pronto”, disse o mais novo imunizado.

Para Raimundo Pinheiro foi um alívio poder vacinar o filho Gabriel Mossambiti, 10, aluno do 5º ano. “Esse é um momento de muita satisfação para mim, já que eu e a mãe dele estamos vacinados e meus filhos ainda não, eu como pai preferia que eles estivessem sido imunizados primeiro. A vacina é uma segurança para todos nós, por isso aconselho que todos os pais vacinem os seus filhos”, declarou o pai.

Unidades

Pais ou responsáveis podem levar os filhos para vacinar no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, no Lago Azul, zona Norte; o Cime Senador Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste; o Cime Josefina Rosa de Mattos Pereira de Castro, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste; e o Centro Municipal Domingos Sávio, localizado no bairro Alvorada 2, zona Oeste.

— — —

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Deixe uma resposta