“O proesc nos libertou de empresas ruins”, relata gestor de escola sobre programa criado por Pauderney na Semed

Lançado em 2021 e ampliado em 2022, o Programa Orçamento na Escola (Proesc) continua beneficiando mais de 260 mil alunos nas 500 unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O Proesc foi criado pelo ex-secretário de educação e ex-deputado federal, Pauderney Avelino (UB) na gestão do Prefeito David Almeida.

Pauderney destacou a importância do programa e lembrou que o investimento inicial foi de R$ 7 milhões e, neste ano, ainda à frente da Semed, os recursos foram ampliados para R$ 10 milhões.

“O Proesc deu independência aos gestores, que vão continuar contando com essa autonomia. O importante é que a escola não pare por conta de problemas maiores, pois esses problemas podem ser resolvidos de imediato, ainda no início, sem precisar que uma empresa seja chamada para fazer o serviço. Com isso, os mais de 260 mil alunos da rede não serão prejudicados”, disse Pauderney.

De acordo com o gestor Vagner Castro Corrêa, da Escola Municipal Vicente Mendonça, localizada no bairro Gilberto Mestrinho, as escolas da Semed estão livres e os diretores têm autonomia podendo realizar as melhorias com mais celeridade.

“O Proesc veio nos ajudar, veio nos libertar de algumas empresas que faziam péssimos serviços e a gente tinha que simplesmente aceitar a situação. Com os recursos do programa que são enviados diretamente na conta da escola temos total autonomia para fazer os serviços”, afirmou Vagner.

O gestor destacou, ainda, que conseguiu investir o dinheiro em uma quadra para a prática esportiva dos alunos, além de outros serviços realizados na escola. “A gente teve a oportunidade de resolver muitos problemas que até então eram crônicos. Simples, porém crônicos. Aqui na escola Vicente Mendonça nós tivemos a oportunidade de fazer uma revisão geral de toda a parte elétrica da escola. Tivemos a oportunidade de comprar mesas para os professores sala de aula, e de fazer uma quadra, pois os alunos não tinham onde receber aulas de educação física”, destacou.

O Programa

O Proesc foi implantado para dar assistência financeira suplementar às escolas públicas municipais de Educação Básica, a fim de garantir seu funcionamento e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, incentivando a autonomia e a autogestão das Unidades.

Deixe uma resposta