Feira do Livro de Manaus retorna após dois anos

Após um hiato de dois anos devido à pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou, neste sábado, 14/5, a 6ª edição da tradicional Feira do Livro de Manaus. No evento, que aconteceu no Parque dos Bilhares, zona Centro-Sul, teve a distribuição de mais 30 mil livros, desde clássicos da literatura até apostilas voltadas para concursos, além de expositores, espaço gastronômico, atrações musicais, venda de artesanato regional, zumba, entre outros atrativos culturais.

Havia uma expectativa muito grande para a retomada deste evento e, de acordo com o titular da Semmas, Antonio Ademir Stroski, a expectativa é de estender os benefícios dessa Feira do Livro aos demais dias do ano para que chegue às comunidades mais distantes.
“Nós temos uma expectativa, e conversávamos com a equipe, que teríamos desdobramentos desse evento. Nós queríamos estender os benefícios da Feira do Livro aos demais dias do ano e agregar novas atividades ou então diversificar a possibilidade desses livros doados para que cheguem às comunidades das zonas Norte e Leste. Vamos ver também uma forma de colocar nas embarcações no porto de Manaus. Estamos idealizando uma perspectiva muito bacana dos resultados dessa feira”.

Mais de 30 mil títulos foram colocados à disposição da população que prestigiou a 6ª Feira do Livro. Entre os participantes, estava Emilly Larrisa. A estudante conta que há muitas pessoas que não têm acesso aos livros devido ao valor que é muito alto. “Então eu acho muito importante essas doações, até porque eles não vão ser jogados no lixo, eles vão ser adotados”, disse Emilly.

Quem também achou de extrema importância a distribuição de livros à população foi o professor Jhonatan Silva, já que, segundo ele, o evento oportuniza às pessoas que não têm acesso à leitura e nem condições de comprar os livros, uma chance de estimular o hábito da leitura.

“E faz também com que as pessoas pratiquem a leitura. ‘Ah, li, acho legal, mas vou passar adiante’. Estimula isso, também, e eu acho muito interessante”, falou o professor Jhonatan.

Apoio
A 6ª Feira do Livro de Manaus contou com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e das secretarias municipais de Educação (Semed), de Limpeza Urbana (Semulsp), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Unidade Gestora de Energia Elétrica (UGPM – Energia).


Texto – Keynes Breves / Semmas
Fotos – Antonio Pereira / Semcom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.