Corrida ‘Manaus em Movimento’ será realizada em setembro como estratégia da prefeitura para promover saúde

Estratégia de promoção da saúde, promovida pela Prefeitura de Manaus, a corrida de rua “Manaus em Movimento” será realizada no dia 24/9, na Ponta Negra, zona Oeste da capital. A partir desta primeira edição, a modalidade passa a integrar o calendário anual de atividades esportivas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como medida de fortalecimento do conceito de saúde e bem-estar, por meio da atividade física.

A corrida será aberta a todos os públicos interessados em cumprir os cinco quilômetros do percurso. A data prevista para a abertura das inscrições, que serão feitas mediante doação de um item básico de alimentação, é o dia 12/9. Os canais de acesso às inscrições estão sendo finalizados pela comissão organizadora, para divulgação posterior.

“Com a inclusão da corrida de rua nas atividades da Atenção Primária em Saúde, queremos chamar a atenção para a importância dos hábitos saudáveis na redução dos riscos para o surgimento ou agravamento doenças, crônicas ou não”, informou o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho.

Segundo o secretário, o principal incentivador e apoiador da iniciativa é o prefeito David Almeida, que é corredor e conhece bem os benefícios do exercício regular para a qualidade de vida. “Desde que submetemos a ideia ao prefeito, ele determinou que a Semsa iniciasse os preparativos da primeira edição e que tornasse a corrida um evento permanente”, salientou.

O secretário destacou que a promoção da saúde faz parte das ações de atenção básica, que é responsabilidade do município, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam estratégias específicas de orientação e sensibilização dos usuários para práticas saudáveis.

Além disso, o município segue o calendário de saúde adotado pelo SUS, por meio do qual os serviços públicos e privados, organizações não governamentais e sociedade civil se mobilizam em favor da conscientização e adesão de medidas de prevenção contra os problemas de maior importância epidemiológica.

Integram o calendário, entre outros, o “Setembro Amarelo”, mês voltado para a saúde mental e combate ao suicídio; o “Outubro Rosa”, relativo à prevenção do câncer de mama; o “Agosto Dourado”, de incentivo ao aleitamento materno; e o “Novembro Azul”, de prevenção à saúde do homem.

“A ideia da corrida ‘Manaus em Movimento’ é evidenciar todas as cores em um evento único, enfatizando a prática esportiva pela saúde, e lembrando de outros fatores, como controle de peso, boa alimentação e redução do estresse, que, juntos, promovem uma vida mais feliz e com menos doenças”, observou o secretário.

— — —

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Deixe uma resposta