Eleitor terá tempo extra para conferir voto na urna eletrônica

Pela primeira vez, urna eletrônica só confirmará cada voto após pelo menos um segundo; vídeo do TSE será veiculado em TVs e rádios.

Nesta eleição, os eleitores terão tempo extra para conferir seus votos a cada cargo. Pela primeira vez, a urna eletrônica só confirmará cada voto após pelo menos um segundo. A novidade será explicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos próximos dias, em inserções no rádio e na televisão.

Depois de o eleitor preencher os números de cada cargo, a urna eletrônica ficará piscando por um segundo. Só então a máquina liberará o botão verde (“confirma”) e o vermelho (“corrige”), para passar ao próximo cargo. A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, após a escolha do candidato a presidente, o aparelho tocará o conhecido toque de urna, mais longo.

Nos próximos dias, emissoras de rádio e TV também veicularão vídeos do TSE explicando, por exemplo, a ordem de votação, o caminho do voto até a contagem, e a proibição de levar o celular para a cabine de votação.

Fonte: Jornal Metrópoles, Eduardo Barretto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.