MIR Centro-Sul celebra ‘Festa dos Tabernáculos’ neste final de semana com público de 5 mil pessoas

A tradicional festa bíblica dos Tabernáculos, que faz menção ao tempo em que o povo judeu morou em cabanas na época do exílio do Egito, será celebrada, neste final de semana (21 a 23/10), pelo MIR Centro-Sul. O evento, com entrada gratuita, tem a expectativa de reunir mais de 5 mil pessoas no templo da denominação evangélica na Praça 14. A programação tem início na sexta-feira (19h30); no sábado (18h) e encerramento previsto para o domingo, em duas celebrações, às 8h30 e 17h.

O espetáculo tem a direção artística e coreografias dos bailarinos, Daniel Lages e Jennyfer Lages sob a coordenação dos ministros de louvor, Aristarco Mello e Jaqueline Mello. A direção musical é de Lívia Afra, que já assinou esse ano os musicais de ‘Páscoa’ e ‘Nárnia’. E, a direção geral é da apóstola Ester Amazonas.

Com o tema “A Terra da Promessa”, as comemorações serão divididas em três atos, incluindo apresentações de danças, teatro e músicas típicas hebraicas com a participação de quase 300 figurantes. O primeiro ato será encenado na sexta e vai retratar o “Jardin do Éden”, a primeira terra concedida por Deus ao homem.

No sábado, o evento relembra “Canaã”, a terra de passagem, onde o criador deu uma nova oportunidade para o homem sair do Egito (lugar de escravidão) para a terra prometida. Nessa apresentação, os pastores da igreja vão liderar a entrada das 12 tribos de Israel com seus estandartes caracterísiticos numa alegoria ao estágio inicial de formação do povo hebreu.

E, por fim, no domingo, chega-se ao episódio da “Nova Jerusalém”, que marca o futuro, que é a entrada da igreja à terra preparada por Deus ao seu povo: os céus. “Será a festa da família com o foco em Jesus, que tabernaculou-se, ou seja, esteve entre nós e, em breve voltará”, resume o apóstolo Arão Amazonas, presidente do MIR Centro-Sul.

» Simbolismos – A “Festa dos Tabernáculos”, uma celebração bíblica também chamada de “Festa das Cabanas”, faz referência a um dos três grandes festejos anuais de judeus e cristãos por todo o mundo, incluindo a Páscoa e Pentecostes. No original hebraico, significa Sucá, cujo plural é Sucot (tabernáculo), um abrigo temporário em cabanas.

Para os evangélicos, essa festa é repleta de significados que retratam, por exemplo, a moradia “em cabanas”, uma habitação humilde e sem segurança cuja conotação espiritual é um símbolo que remonta à proteção divina. “Estar debaixo de um lugar com toda essa fragilidade reflete o quanto precisamos depender de Deus e de sua misericórdia”, compara o apóstolo Arão.

Serviço: Festa dos Tabernáculos – A Terra da Promessa
Data/hora: Na sexta-feira (21/10), às 19h30. No sábado (22/10), 19h30 e no domingo (23/10), 8h30 e 17h.
Local: MIR Centro-Sul – Rua Major Gabriel, 1.728, Praça 14.
Entrada: Gratuita.

Deixe uma resposta