Prefeitura divulga UBSs que realizam testes rápidos para Covid-19 em Manaus

A Prefeitura de Manaus está acompanhando a mudança no cenário epidemiológico da Covid-19 na capital e informa à população que 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão ofertando testes rápidos de antígeno para diagnóstico da doença na área urbana e em mais nove unidades na zona rural.

A testagem rápida é uma importante estratégia que permite a contenção da doença, uma vez que ao ser diagnosticado, o usuário inicia o tratamento, que dificulta a evolução da doença para as formas mais graves, e é orientado a ficar em casa em repouso, medida que reduz a circulação do vírus.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, explica que o serviço deve ser solicitado quando a pessoa estiver com os sintomas iniciais da doença (febre alta, dor de cabeça, tosse, dor na garganta e indisposição), por sete dias, no máximo.

“Após esse período, o teste não tem mais capacidade de identificar a doença, por isso nossa orientação é que após os sete dias, quem estiver com os sintomas, deve ir a uma UBS para receber atendimento médico que compreende as orientações sobre os medicamentos e os cuidados necessários para evitar a disseminação da doença”, explica Shádia.

Para receber o atendimento os usuários devem apresentar documento de identificação original com foto e Cartão Nacional de Saúde (SUS). Os endereços e horários de atendimento das unidades de saúde que ofertam os testes rápidos podem ser conferidos pelo link: bit.ly/ubscovidmanaus.

Deixe uma resposta