Rui Machado recebe homenagem por seus 40 anos de carreira

Um dos maiores nomes da cultura amazonense, o artista plástico, poeta e compositor Rui Machado, recebeu na tarde dessa quarta-feira, 9/11, o Mérito Cultural da Universidade Nilton Lins, pelo conjunto de seu trabalho e carreira, que em 2022 completa 40 anos de atividades.

Nascido em Manaus, Machado é reconhecido nacional e internacionalmente por suas obras que estão em galerias, museus e em exposições em diversas partes do mundo nas quais retrata de forma singular e fantástica os temas amazônicos, principalmente a região do Alto Rio Negro, uma de suas principais fontes de inspiração.

“Ser reconhecido é maravilhoso e ainda mais pela universidade e pela família Lins, que são pessoas que admiro muito. Sempre digo que quero as homenagens enquanto estou vivo, porque depois que a gente morre não vai ver”, disse o artista que atualmente está trabalhando em uma nova exposição na qual pretende unir música e pintura.

Em seu pronunciamento ao entregar o diploma do Mérito Cultural, a reitora da instituição, Gisélle Lins Maranhão, destacou o legado do artista para a cultura do estado e a importância para a Universidade, como centro de ensino, e de produção de conhecimento e cultura, promover a homenagem.

“A Nilton Lins cumpre seu papel de reconhecer na área da cultura e das artes o trabalho de Rui Machado que cria e retrata a Amazônia de forma poética e com sentimentos que traduzem toda a nossa diversidade. Este é o primeiro Mérito Cultural que promovemos e é uma homenagem justa porque escolhemos a pessoa certa”, destacou Gisélle Lins.

Deixe uma resposta